O
PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
Texto
reflexivo
O professor
universitário assim como a universidade vem passando por inúmeras transformações.
Antes para ser professor universitário era necessário ter conhecimentos
específicos sobre a área a qual iria lecionar, contudo, as necessidades
atualmente vêm se modificando, pois não admite professores no ensino superior
conhecedor apenas de sua área de atuação necessita-se de professores com
conhecimentos sobre o próprio ato de lecionar.
No ensino superior o
professor necessita dominar o conteúdo que irá lecionar e possuir capacidade de
dominar a turma através do exercício da docência e ainda assim atuar em
pesquisa, extensão ou gestão (MAZETTO, 1998). O professor universitário
necessita atuar em mais de um eixo (ensino, pesquisa, extensão ou gestão) dentro
da instituição de ensino superior.
É através da sua
atuação que a identidade do professor universitário vai sendo forjada e
construída através da história de vida, formação e prática pedagógica (Farias et al 2009).Cabe ressaltar que essa
identidade não é imutável pois sofre alterações diariamente através das interações por meio do ensino ,
da pesquisa e das outras atividades
inerentes ao ser professor (PIMENTA, 2009).
Para obter sucesso
dentro da instituição de ensino superior faz-se necessário que o professor atue
nas mais diversas áreas se envolvendo nãoapenas com seus alunos mas também com
seus pares ,desenvolvendo ações que beneficiem
a comunidade acadêmica como um todo.Sendo necessário dominar sua área de ação
como também construir pontes com outras áreas
e assim proporcionar um processo de ensino aprendizagem eficaz junto aos
seus alunos ,pois antes de ser alguém
que leciona determinado conteúdo o
professor necessita ensinar para a vida
de forma que seus alunos se sintam motivados a aprender e ampliar seus conhecimentos baseados no que
adquiriu através deste professor .
Sendo assim não há como
afirmar que um excepcional pesquisador necessariamente é um excelente professor.
Ramos (2010) menciona que além de dominar o conteúdo que leciona o professor necessita
dominar questões de ordem pedagógica e didática, conteúdo estes nem sempre
dominados pelo professor pesquisador. O professor necessita auxiliar para que
seus alunos obtenham o desenvolvimento da criatividade criticidade e reflexividade.
Quanto a isso, Pimenta (2009)
salienta que para atuar no ensino superior
existe a necessidade de uma formação sobre o método de ensinar .Uma vez
que o exercício da docência exige do professor o domínio do processo de ensino-aprendizagem
da gestão do currículo , relação
professor-aluno e aluno-aluno no
processo de aprendizagem, bem como o domínio da tecnologia educacional (MAZETTO,
1998).
De fato, é possível
observar que além destes conhecimentos são necessários diversos outros saberes,
além do conhecimento disciplinar. Farias et
al (2009) afirmam que para o
exercício da docência são necessários os
saberes especializados sendo estes , os saberes da:formação profissional; disciplina;
currículo; experiência; tradição e ação
pedagógica, entre outros saberes que
irão fornecer subsídios para exercício da docência.
Estes saberes não
chegam até o professor de forma pronta, concreta, estes são em sua grande
maioria, adquiridos de diversas formas a partir das vivências de cada professor.
Alguns profissionais 0btem esses saberes durante sua formação (inicial e
continuada) e outros durante sua história de vida, portanto os saberes dos
professores são múltiplos e heterogêneos constituídos juntamente com sua
identidade (FARIAS et al, 2009).
Para atuar nas
instituições de ensino superior o professor necessita desenvolver ações nos
diferentes ambitos da universidade constituindo-se assim tarefas inerentes ao
trabalho do professor no ensino superior. Por diversas vezes estas tarefas são
impostas aos professores. Cunha citado por Ramos et al (2010 p.36), afirma que o “professor tem sido o principal
ator das decisões universitárias”. De fato, o professor atua nos mais diversos
âmbitos da universidade e em determinadas vezes por imposição do sistema
acadêmico ou dos seus pares e na maioria das vezes em condições desfavoráveis, por
tais fatos urge a necessidade de uma transformação, não apenas do professor
universitário, mas também todos os
âmbitos que constituem a universidade precisam passar por estas mudanças.
Referências
FARIAS, I. M. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009.
MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, M.T. (org). Docência na universidade. Capinas: Papirus,1998.
PIMENTA, S.G. A profissão professor universitário: processo de construção da identidade. In: CUNHA, M. I. Docência universitária: profissionalização e praticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009.
RAMOS, K. M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010.
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