quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mapa Conceitual: O professor no Ensino Superior


O PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

Texto reflexivo

O professor universitário assim como a universidade vem passando por inúmeras transformações. Antes para ser professor universitário era necessário ter conhecimentos específicos sobre a área a qual iria lecionar, contudo, as necessidades atualmente vêm se modificando, pois não admite professores no ensino superior conhecedor apenas de sua área de atuação necessita-se de professores com conhecimentos sobre o próprio ato de lecionar.
No ensino superior o professor necessita dominar o conteúdo que irá lecionar e possuir capacidade de dominar a turma através do exercício da docência e ainda assim atuar em pesquisa, extensão ou gestão (MAZETTO, 1998). O professor universitário necessita atuar em mais de um eixo (ensino, pesquisa, extensão ou gestão) dentro da instituição de ensino superior.
É através da sua atuação que a identidade do professor universitário vai sendo forjada e construída através da história de vida, formação e prática pedagógica (Farias et al 2009).Cabe ressaltar que essa identidade não é imutável pois sofre alterações diariamente  através das interações por meio do ensino , da pesquisa e  das outras atividades inerentes ao ser professor (PIMENTA, 2009).
Para obter sucesso dentro da instituição de ensino superior faz-se necessário que o professor atue nas mais diversas áreas se envolvendo nãoapenas com seus alunos mas também com seus pares ,desenvolvendo ações  que beneficiem a comunidade acadêmica como um todo.Sendo necessário dominar sua área de ação como também construir pontes com outras áreas  e assim proporcionar um processo de ensino aprendizagem eficaz junto aos seus alunos ,pois antes de ser  alguém que leciona determinado conteúdo  o professor necessita ensinar para a vida  de forma que seus alunos se sintam motivados a aprender  e ampliar seus conhecimentos baseados no que adquiriu através deste professor .
Sendo assim não há como afirmar que um excepcional pesquisador necessariamente é um excelente professor. Ramos (2010) menciona que além de dominar o conteúdo que leciona o professor necessita dominar questões de ordem pedagógica e didática, conteúdo estes nem sempre dominados pelo professor pesquisador. O professor necessita auxiliar para que seus alunos obtenham o desenvolvimento da criatividade criticidade  e reflexividade.
Quanto a isso, Pimenta (2009) salienta que para atuar no ensino superior  existe a necessidade de uma formação sobre o método de ensinar .Uma vez que o exercício da docência exige do professor o domínio do processo de ensino-aprendizagem  da gestão do currículo , relação professor-aluno  e aluno-aluno no processo de aprendizagem, bem como o domínio da tecnologia educacional (MAZETTO, 1998).
De fato, é possível observar que além destes conhecimentos são necessários diversos outros saberes, além do conhecimento disciplinar. Farias et  al (2009) afirmam que para o exercício da docência  são necessários os saberes especializados sendo estes , os saberes da:formação profissional; disciplina;  currículo; experiência; tradição e ação pedagógica,  entre outros saberes que irão fornecer subsídios para exercício da docência.
Estes saberes não chegam até o professor de forma pronta, concreta, estes são em sua grande maioria, adquiridos de diversas formas a partir das vivências de cada professor. Alguns profissionais 0btem esses saberes durante sua formação (inicial e continuada) e outros durante sua história de vida, portanto os saberes dos professores são múltiplos e heterogêneos constituídos juntamente com sua identidade (FARIAS et al, 2009).
Para atuar nas instituições de ensino superior o professor necessita desenvolver ações nos diferentes ambitos da universidade constituindo-se assim tarefas inerentes ao trabalho do professor no ensino superior. Por diversas vezes estas tarefas são impostas aos professores. Cunha citado por Ramos et al (2010 p.36), afirma que o “professor tem sido o principal ator das decisões universitárias”. De fato, o professor atua nos mais diversos âmbitos da universidade e em determinadas vezes por imposição do sistema acadêmico ou dos seus pares e na maioria das vezes em condições desfavoráveis, por tais fatos urge a necessidade de uma transformação, não apenas do professor universitário, mas também  todos os âmbitos que constituem a universidade precisam passar por estas mudanças.


Referências

FARIAS, I. M. et alDidática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009.
MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, M.T. (org). Docência na universidade. Capinas: Papirus,1998.
PIMENTA, S.G. A profissão professor universitário: processo de construção da identidade. In: CUNHA, M. I. Docência universitária: profissionalização e praticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009.
RAMOS, K. M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010.

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